ATENÇÃO! Pedimos paciência em relação à coluna "Cidades ao Redor do Mundo" e na atualização em geral do nosso blog. Com a volta as aulas, o tempo fica escasso e podemos demorar um tempinho para atualizar. Atenciosamente, Thiago Cunha. OS BOTÕES DE GOSTAR, DO FACEBOOK, ESTARÃO TEMPORARIAMENTE DESATIVADOS DAS NOSSAS POSTAGENS. PEDIMOS CALMA.

Cidades do meu Brasil #1

Olá galera, tudo bem? Eu encerrei (por enquanto) a série de Frases da semana, para abrir uma mais legal, CIDADES DO MEU BRASIL, afinal o Brasil tem mais de 5.000 cidades, temos visitas de todo lugar do mundo, mas o principal é o Brasil. Então irei periodicamente sortear uma cidade do nosso brasil, e postar sobre ela aqui. 
____________________________
CIDADE #1: Curitibanos
Sorteio realizado por meio do site http://www.ibge.gov.br/cidadesat/ do orgão IBGE (índice brasileiro de geografia e estatísticas).
Estado: Santa Catarina
Informações sobre a cidade retirada no site oficial da mesma, www.curitibanos.sc.gov.br .
____________________________

Curitibanos está situada no centro do estado de Santa Catarina, entre as coordenadas geográficas de 27º16’44” de latitude Sul e 50°34’57” de longitude WGR.
 

Limites
 
Ao Norte : Fraiburgo, Lebon Regis, Santa Cecília
Ao Sul : Ponte Alta, Correia Pinto, São José do Cerrito
Ao Leste: Ponte Alta do Norte e São Cristóvão do Sul
Ao Oeste: Frei Rogério e Brunópolis.

Principais Rios
 
Rio Marombas
Rio Canoas
Rio das Pedras
Rio das Correntes
Rio dos Cachorros

No ano de 1679 um bandeirante de Curitiba chamado Guilherme Dias Cortes fez uma excursão na Região Sul do Brasil e nomeou alguns lugares por onde passou. Ele nomeou um campo chamado "Dos Curitibanos", foi chamado também "Campo dos Curitibanos" e "Pouso dos Curitibanos". Em 22 de Março de 1824, passou a se chamar "Freguesia de Nossa Senhora dos Curitibanos". Foi no dia 11 de Junho 1869, que foi criado o município de Curitibanos. O título da cidade de Curitibanos só recebeu em 31 de Março de 1938.
Tem uma rica história, tendo surgida como pouso de tropas que seguiam o Real Caminho de Viamão (antiga trilha de passagem de gado e muares que vinham do Rio Grande do Sul e abasteciam as atividades de garimpo das Minas Gerais).
A história de Curitibanos registra, ainda, graves episódios ocorridos ao longo da sangrenta Guerra do Contestado, que envolveu as populações marginalizadas da região, vindas não somente das expulsões que a companhia "Southern Brazil Lumber & Colonization Company" promoveu na região da ferrovia "São Paulo-Rio Grande", mas também dos trabalhadores dela dispensados, e as forças armadas estaduais e os grandes fazendeiros da região. Essas populações se agrupavam naquilo que chamavam de "redutos", que eram vilas onde se defendiam e onde produziam para subsistência, e eram inspirados pelas lideranças messiânicas dos monges José e João Maria. Esquecidos pelo Estado, e oprimidos pelos latifundiários e, depois, pela empresa de Percival Farqhuar, essa massa se revolta, o que resultou na Guerra do Contestado, conflito esmagado pelas polícias dos Estados do Paraná e de Santa Catarina, e pelas milícias dos fazendeiros. Eram (e, por vezes ainda são) chamados erroneamente de "fanáticos", porém, aquela forma religiosa de organização era a única maneira de se fazerem ouvir pelas autoridades.

No response to “Cidades do meu Brasil #1”

Leave a reply

 
© 2010 Meu Incrível Blog. Todos os direitos reservados