Veja se uma escola está adequada para seu filho. Vale lembrar, que nenhuma escola fornece todos os quesitos que vamos listar, então o dever é seu de ver quais são prioridades e ver quais escolas fornecem os quesitos primordiais.
1. SEGURANÇA
O porteiro deve conhecer a criança e o rosto do responsável que vai pegá-la. Não importa em qual idade, o adolescente só pode sair sozinho com autorização dos pais.
2. SISTEMA APOSTILADO DE ENSINO
O sistema não faz uma boa escola. Ele apenas é o material didátrico. Como as aulas são elaboradas fora da escola, o professor deve ter flexibilidade para criar atividades de acordo com a demanda da turma.
3. DIVISÃO POR IDADE
A escola deve receber cada faixa etária em um espaço separado. Crianças de 1º série não devem passar o intervalo com as de 5º, pois podem se machucar.
4. ESTRUTURA
Quadras, playgrounds e piscinas seduzem os pais, mas o importante é como os alunos interagem com a estrutura. Nas salas, carteira e lousa não são suficientes. Os ambientes devem ser ventilados e estimular o uso de diferentes linguagens. (escrita, vídeo, música e desenho).
5. PESQUISA COM MÉTODO CIENTÍFICO
Isso ensina o aluno a construir seu conhecimento. Não se trata de busca na internet, as informações devem ser levantadas pela turma e relacionadas ao conteúdo.
6. FORMAÇÃO DE ALUNOS CRÍTICOS E AUTÔNOMOS
Essas são as habilidades mais recomendadas pelos especialistas em educação e exigidas pelo mercado.
7. PARTICIPAÇÃO DOS PAIS
As reuniões devem ocorrer mais que uma vez ao ano. Festas são momentos importantes para trocar experiências com outros pais e conhecer os amigos dos filhos.
8. SOCIALIZAÇÃO DOS ALUNOS
Além de identificar hiperativos e bagunceiros, a escola pode integrar timidos e que sofrem bullyings (perseguição).
9. CÂMERAS NAS SALAS
Podem prejudicar a formação do aluno do ensino fundamental e médio. Temendo ser mal interpretado, o professor pode passar a evitar atividades diferenciadas.
10. CARGA HORÁRIA
A lei estabelece o mínimo de quatro horas por dia. As aulas de Geografia e História são um bom parâmetro porque, com o tempo mínimo, só há espaço para uma aula de cada disciplina por semana. Essa frequência é considerada insuficiente para aprofundar os conteúdos.
11. MATERIAL DIDÁTICO
Deve estar em sintonia com o projeto pedagógico e ser escolhido com os professores.
12. FORMAÇÃO DE ALUNOS CRIATIVOS
A escola deve promover atividades fora do currículo normal. Os alunos devem trabalhar linguagens diferentes, cvomo escrita, foto, vídeo.
13. ESTÍMULO À LEITURA
Biblioteca cheia de livros não basta, o importante é como os alunos leem.
14. PARTICIPAÇÃO DO ALUNO
As escolas que constroem regras e diretrizes com os alunos incentivam a responsabilidade e a autonomia.
15. AVALIAÇÃO DOS ALUNOS
Verificar erro e acerto não é suficiente. A participação do aluno e a evolução de suas habilidades também precisam ser avaliadas.
16. TECNOLOGIA
O mais importante é descobrir como a escola usa a tecnologia em atividades diferentes, que não poderiam ser feitas sem ela.
17. AULAS NO CONTRATURNO
Escolas do período integral ou não, a aula fora do turno do aluno (manhã ou tarde), deve mantêlo envolvido com atividades diferentes das disciplinas tradicionais, como Português e História.
18. ATENDIMENTOS A DEMANDAS ESPECÍFICAS
Professores com muitos alunos dificilmente conseguem corrigir textos longos ou notar um talento especial. Segundo os especialistas, o problema pode acontecer em turmas com mais de 25 alunos no ensino fundamental e 30 no médio.
19. EQUIPE QUALIFICADA
Professores, coordenadores e diretores devem ter ensino superior comp especialização em educação. Inclusive na educação infantil. A escola deve oferecer cursos de atualização ou estimular que os professores continuem estudando.
20. PROJETO PEDAGÓGICO
A família deve concordar com a formação e habilidades que a escola pretende trabalhar com os alunos. Os coordenadores são os responsáveis por sua execução em parceria com os professores.
21. PROJETOS CONSTRUÍDO PELOS PROFESSORES
As aulas se adptam à necessidade dos alunos e são atualizadas com frequência.
22. RESPEITO AO RITMO DO ALUNO E NECESSIDADES ESPECIAIS
É natural que os alunos apresentem diferenças em seu desenvolvimento em relação ao grupo. Alguns aprendem Matemática mais rápido, enquanto outros demoram a ler.
23. SOCORRER ACIDENTES
A escola deve estar preparada para atender a pequenas emergências e encaminhar problemas mais graves.
24. VESTIBULAR, ENEM E OLIMPÍADAS
Alunos que ganharam Olimpíadas e conseguiram excelente coloicação no Enem são casos fora da média que não necessariamente refletem a qualidade do ensino.
Texto original: SuperInteressante










No response to “Veja se uma escola é adequada para seu filho”
Leave a reply