Como é feito o Álbum de figurinhas?
1- Primeiro, a editora que vai lançar o álbum reúne sua equipe de marketing e criação para a escolha do tema. Em geral, esse processo é acompanhado de uma pesquisa de mercado, e, quase sempre, decide-se por algo voltado para o público infantil, como filmes e desenhos.
2- Escolhido o tema, a editora checa se algum grupo detém os direitos autorais. Se for o caso, deve ser feito o licenciamento da obra: paga-se pela impressão de lançar as figurinhas e, em geral, deve-se atender a certas exigências, como o padrão visual do álbum e que imagens poderão ser utilizadas.
3- Terminada a fase de produção, as figurinhas vão para a gráfica, onde são impressas e cortadas numa guilhotina. Desde 1996, as editoras sediadas em São Paulo – estado que concentra esse tipo de negócio – são obrigadas por lei a imprimir todas as estampas em igual número.
4- Antes de ir para o pacotinho, os cromos são embaralhados segundo um sistema matemático que evita a repetição da mesma figurinha no envelope – a taxa de erro fica por volta dos 2%. Com isso, se evita que o consumidor fique se enchendo de estampas repetidas.
5- O envelopamento é feito em máquinas que, em geral, dispõem os cromos em quatro pilhas, das quais eles vão sendo tirados para então seguir por uma esteira até ser envolvidos pelo pacotinho.
6- Por fim, os pacotes vão para as bancas. Quanto tempo (e dinheiro) se leva para fechar um álbum? Bom, supondo que ele tenha 200 cromos, e que, por dia, a pessoa compre quatro pacotinhos (com quatro estampas) – a R$ 0,50 cada um -, serão 72 dias, 295 envelopes e 147 reais para completar a coleção.
No response to “Como são feitos os álbuns de figurinhas?”
Leave a reply