Além de noites românticas, a Lua tem muitas utilidades reais para o nosso planeta Terra, como mudanças nas marés, função de satélite natural ao refletir a luz solar a noite e a sua órbita serviu como calendário para muitos povos. Agora uma empresa japonesa planeja usar a Lua para outros fins: produção de energia elétrica.
A empresa japonesa The Shimizum Corporation planeja instalar uma faixa de painéis solares ao redor da Lua para a captação de luz solar em um projeto chamado Luna Ring. Desta forma, ao olhar para o céu a noite, a Lua vai parecer um globo luminoso de uma balada. De acordo com a empresa, teríamos uma usina solar (ou lunar?) de 13 mil TW de potência, cerca de mil vezes maior que a Usina Hidrelétrica de Itaipu, aqui no Brasil.
E como transmitiriam a energia para a Terra? Cabos são inviáveis, pois o tempo de translação da Lua é diferente da rotação da Terra. A empresa planeja a transmissão de energia através de laser ou micro-ondas. Maluco esse projeto, não?
O projeto obviamente teria muitas dificuldades técnicas, como recrutar astronautas para fazer a construção, desenvolver robôs para ajudar os astronautas, treiná-los para construir em baixa gravidade e, o mais difícil, manter tudo funcionando depois de construído.
Além das dificuldades, a maior parte da população da Terra não gostaria de olhar para Lua e vê-la toda espelhada. Afinal, a Lua aparece nas histórias dos povos antigos desde que sabemos que a humanidade existe e por isso a empresa enfrentaria muita resistência sobre o projeto.
Via: Gawker
No response to “Japoneses querem por painéis na Lua”
Leave a reply