ATENÇÃO! Pedimos paciência em relação à coluna "Cidades ao Redor do Mundo" e na atualização em geral do nosso blog. Com a volta as aulas, o tempo fica escasso e podemos demorar um tempinho para atualizar. Atenciosamente, Thiago Cunha. OS BOTÕES DE GOSTAR, DO FACEBOOK, ESTARÃO TEMPORARIAMENTE DESATIVADOS DAS NOSSAS POSTAGENS. PEDIMOS CALMA.

Japoneses querem por painéis na Lua

Além de noites românticas, a Lua tem muitas utilidades reais para o nosso planeta Terra, como mudanças nas marés, função de satélite natural ao refletir a luz solar a noite e a sua órbita serviu como calendário para muitos povos. Agora uma empresa japonesa planeja usar a Lua para outros fins: produção de energia elétrica.
A empresa japonesa The Shimizum Corporation planeja instalar uma faixa de painéis solares ao redor da Lua para a captação de luz solar em um projeto chamado Luna Ring. Desta forma, ao olhar para o céu a noite, a Lua vai parecer um globo luminoso de uma balada. De acordo com a empresa, teríamos uma usina solar (ou lunar?) de 13 mil TW de potência, cerca de mil vezes maior que a Usina Hidrelétrica de Itaipu, aqui no Brasil.
E como transmitiriam a energia para a Terra? Cabos são inviáveis, pois o tempo de translação da Lua é diferente da rotação da Terra. A empresa planeja a transmissão de energia através de laser ou micro-ondas. Maluco esse projeto, não?

O projeto obviamente teria muitas dificuldades técnicas, como recrutar astronautas para fazer a construção, desenvolver robôs para ajudar os astronautas, treiná-los para construir em baixa gravidade e, o mais difícil, manter tudo funcionando depois de construído.


Além das dificuldades, a maior parte da população da Terra não gostaria de olhar para Lua e vê-la toda espelhada. Afinal, a Lua aparece nas histórias dos povos antigos desde que sabemos que a humanidade existe e por isso a empresa enfrentaria muita resistência sobre o projeto.

Via: Gawker 

No response to “Japoneses querem por painéis na Lua”

Leave a reply

 
© 2010 Meu Incrível Blog. Todos os direitos reservados