Não se iluda: nem toda informação em uma conversa sai da sua boca. Aprenda a identificar (ou evitar) os sinais da linguagem corporal que denunciam quando você está interessado em alguém ou quando conta uma mentira.
A TV está cheia de especialistas em linguagem corporal, como os investigadores Cal Lightman (Tim Roth), da série Lie to Me, e Patrick Jane (Simon Baker), de The Mentalist. Mas eles são só os exemplos mais recentes nessa ciência fascinante. Houve muita gente antes deles. Lightman, por exemplo, é inspirado no premiado psicólogo americano Paul Ekman, que, por sua vez, aprofundou conceitos do livro A expressão das emoções nos Homens e nos Animais, escrito por Charles Darwin há mais de 130 anos. E você pode dar continuidade a essa linha de estudos: preparamos, a seguir, um guia para identificar aqueles momentos em que a boca diz uma coisa, mas o corpo fala outra.
TÁ NA MINHA?
Há mais de 50 gestos que indicam quando sua paquera está a fim muitos deles, ligados ao tempo do homem das cavernas.
Há mais de 50 gestos que indicam quando sua paquera está a fim muitos deles, ligados ao tempo do homem das cavernas.
DESABOTOAR A CAMISA
Revela o peito, parte do corpo ligada à masculinidade.
Revela o peito, parte do corpo ligada à masculinidade.
EMPINAR O QUEIXO
Força o homem a olhar todos ao redor de cima para baixo - uma técnica para parecer superior (ou fisicamente mais alto)
Força o homem a olhar todos ao redor de cima para baixo - uma técnica para parecer superior (ou fisicamente mais alto)
BRILHO NO OLHAR
Não é só uma metáfora. Quando estamos sob forte emoção, o corpo recebe uma descarga adrenérgica, que lubrifica os olhos e dilata as pupilas.
Não é só uma metáfora. Quando estamos sob forte emoção, o corpo recebe uma descarga adrenérgica, que lubrifica os olhos e dilata as pupilas.
TIRAR O CABELO DO ROSTO
Só expõe a face quem confia na beleza de sua fisionomia ou quer deixar mais perceptíveis suas intenções.
Só expõe a face quem confia na beleza de sua fisionomia ou quer deixar mais perceptíveis suas intenções.
COLOCAR OBJETOS NA BOCA
Conotação sexual implícita
Conotação sexual implícita
MUDAR DE POSIÇÃO, ARQUEAR O CORPO
Evidencia as curvas da silhueta, antropologicamente ligadas à feminilidade e à sedução.
Evidencia as curvas da silhueta, antropologicamente ligadas à feminilidade e à sedução.
ESTENDER O BRAÇO
Maneira de mostrar os músculos, símbolo de virilidade.
Maneira de mostrar os músculos, símbolo de virilidade.
PÉS E TRONCO VOLTADOS PARA O(A) PRETENDENTE
É um jeito de focar a atenção e eliminar estímulos irrelevantes ao redor. Culpa do lobo frontal do cérebro, que responde tanto pelo lado afetivo quanto pela atenção seletiva.
É um jeito de focar a atenção e eliminar estímulos irrelevantes ao redor. Culpa do lobo frontal do cérebro, que responde tanto pelo lado afetivo quanto pela atenção seletiva.
SORRIR
É o mais tradicional e universal sinal de afeição da humanidade. Vai nessa!
É o mais tradicional e universal sinal de afeição da humanidade. Vai nessa!
OLHAR POR CIMA DO OMBRO
Sinal claro de interesse, para olhar na direção oposta à do corpo, é preciso um esforço voluntário.
Sinal claro de interesse, para olhar na direção oposta à do corpo, é preciso um esforço voluntário.
ARQUEAR A SOBRANCELHA
Aumenta o brilho nos olhos ao captar o reflexo da luz ambiente.
Aumenta o brilho nos olhos ao captar o reflexo da luz ambiente.
RIR ALTO, EXAGERAR NOS GESTOS
São truques para chamar atenção.
São truques para chamar atenção.
PASSAR A MÃO NO QUEIXO
Mais uma maneira de levar a atenção da mulhar a um símbolo de maturidade sexual: a barba.
Mais uma maneira de levar a atenção da mulhar a um símbolo de maturidade sexual: a barba.
AFASTAMENTO
É o corpo dizendo, involuntariamente, que quer se distanciar da situação.
É o corpo dizendo, involuntariamente, que quer se distanciar da situação.
OLHAR DISTANTE
A conversa não está agradando.
A conversa não está agradando.
BRAÇOS CRUZADOS
É um sinal de defesa que remonta aos campos de batalha; dessa maneira, protege-se o tórax, que guarda órgãos vitais como o pulmão e o coração.
É um sinal de defesa que remonta aos campos de batalha; dessa maneira, protege-se o tórax, que guarda órgãos vitais como o pulmão e o coração.
ENDIREITAR A POSTURA
Nos tempos das cavernas, a mulher buscava um bom provedor. O ato de encolher a barriga e inflar o peito remete a essa figura forte, protetora.
Nos tempos das cavernas, a mulher buscava um bom provedor. O ato de encolher a barriga e inflar o peito remete a essa figura forte, protetora.
AJEITAR A ROUPA
Indica o desejo de ficar mais bonito(a), apresentável.
Indica o desejo de ficar mais bonito(a), apresentável.
PERNAS CRUZADAS
Especialmente para as mulheres, é uma atitude involuntária para protege o órgão sexual.
Especialmente para as mulheres, é uma atitude involuntária para protege o órgão sexual.
COPOS, BOLSAS ETC.
Colocar obstáculos físicos entre ela e você é uma maneira inconsciente de dificultar a aproximação.
Colocar obstáculos físicos entre ela e você é uma maneira inconsciente de dificultar a aproximação.
VIRE UM DETECOR DE MENTIRAS
Mentir provoca estresse no cérebro, que o corpo tenta dissipar em gestos e expressões.
Mentir provoca estresse no cérebro, que o corpo tenta dissipar em gestos e expressões.
NO CORPO
O mentiroso se distancia da pessoa a quem mente e o corpo se volta para o outro lado, como se quisesse fugir dali.
O mentiroso se distancia da pessoa a quem mente e o corpo se volta para o outro lado, como se quisesse fugir dali.
NOS OLHOS
Os lobos frontais do cérebro, responsáveis pela capacidae de empatia (perceber o que a outra pessoa está pensando) ativam um comportamento defensivo: quem mente não consegue encarar a outra pessoa.
Os lobos frontais do cérebro, responsáveis pela capacidae de empatia (perceber o que a outra pessoa está pensando) ativam um comportamento defensivo: quem mente não consegue encarar a outra pessoa.
É difícil perceber, mas uma ruga horizontal aparece na testa do mentiroso durante 1/2 de segundo.
O número de piscadas por minuto também aumenta, demosntrando ansiedade e nervosismo.
NO TIMING
Preste atenção no tempo em que ele leva para responder a pergunta. Se demorar, está analisando a situação e criando a melhor resposta - função que também cabe aos lobos frontais. Por isso é comum olharem para cima: estão tentando acessar, involuntariamente, essa parte do cérebro.
Preste atenção no tempo em que ele leva para responder a pergunta. Se demorar, está analisando a situação e criando a melhor resposta - função que também cabe aos lobos frontais. Por isso é comum olharem para cima: estão tentando acessar, involuntariamente, essa parte do cérebro.
NOS OUVIDOS
Ainda não há explicação para isso, mas também é comum o loroteiro passar a mãe ou cabelo sobre o ouvido. É como se o próprio corpo dissesse que não quer ouvir as mentiras cotnadas.
Ainda não há explicação para isso, mas também é comum o loroteiro passar a mãe ou cabelo sobre o ouvido. É como se o próprio corpo dissesse que não quer ouvir as mentiras cotnadas.
NO ROSTO
A mentira constrange a área motora do cérebro, aquela que ativa os músculos faciais. Na tentativa de não demonstrar emoções, a musculatura enrijece - só a região da boca se mexe. A tensão causa conflito entre o lado direito e o esquerdo, dando a impressão de que falamos torto.
A mentira constrange a área motora do cérebro, aquela que ativa os músculos faciais. Na tentativa de não demonstrar emoções, a musculatura enrijece - só a região da boca se mexe. A tensão causa conflito entre o lado direito e o esquerdo, dando a impressão de que falamos torto.
NAS MÃOS
Podem cobrir a boca ou coçar o nariz, uma maneira involuntária de reprimir as lorotas. Ou ainda ficarem "presas" atrás do corpo ou no bolso - para esconder uma possível tremedeira.
Podem cobrir a boca ou coçar o nariz, uma maneira involuntária de reprimir as lorotas. Ou ainda ficarem "presas" atrás do corpo ou no bolso - para esconder uma possível tremedeira.
NAS MUDANÇAS DE HUMOR
Nervosismo, estresse, medo, ansiedade... Isso faz com que a pessoa fique sem sincronia entre os gestos e as falas. É um espelho do mesmo desencontro entre o lobo frontal e a área pré-motora. Quando muda de assunto, é perceptível uma sensação de relaxamento.
Nervosismo, estresse, medo, ansiedade... Isso faz com que a pessoa fique sem sincronia entre os gestos e as falas. É um espelho do mesmo desencontro entre o lobo frontal e a área pré-motora. Quando muda de assunto, é perceptível uma sensação de relaxamento.
NOS MEMBROS
Gestos mais discretos e membros encolhidos. Todo animal com um sistema nervoso mais evoluído também tem esse comportamento.
Gestos mais discretos e membros encolhidos. Todo animal com um sistema nervoso mais evoluído também tem esse comportamento.
NA RESPIRAÇÃO
A adrenalina, liberada pelas glândulas suprarrenais, acelera a respiração. Para tentar estabilizá-la, o cascateiro fica com a respiração ofegante, às vezes entrecortada ou com suspiros profundos. Não lhe dê um copo d'água e cheque se ele ficará com pigarros ou engolindo em seco.
A adrenalina, liberada pelas glândulas suprarrenais, acelera a respiração. Para tentar estabilizá-la, o cascateiro fica com a respiração ofegante, às vezes entrecortada ou com suspiros profundos. Não lhe dê um copo d'água e cheque se ele ficará com pigarros ou engolindo em seco.
Caso clássico:
Se, ao receber um presente, a pessoa diz que "adorou" e só depois sorri, é mentira. As duas coisas deveriam ser juntas.
Se, ao receber um presente, a pessoa diz que "adorou" e só depois sorri, é mentira. As duas coisas deveriam ser juntas.
USE O CORPO A SEU FAVOR
Dicas para manipular a linguagem corporal e passar a mensagem certa em duas situações.
Dicas válidas em uma apresentação escolar.
Dicas para manipular a linguagem corporal e passar a mensagem certa em duas situações.
Dicas válidas em uma apresentação escolar.
TÔ DE OLHO EM VOCÊ
Você se interessaria por uma menina que nem olha pra você? O mesmo vale para apresentações: mantenha contato visual com o público para demonstrar segurança. Mas não se fixe em uma pessoa só, tente alternar entre algumas.
Você se interessaria por uma menina que nem olha pra você? O mesmo vale para apresentações: mantenha contato visual com o público para demonstrar segurança. Mas não se fixe em uma pessoa só, tente alternar entre algumas.
USE O ESPAÇO
Não fique parado igual uma estátua, aproveite o espaço. Mas não fique ziguezagueando sem dar uma pausa - cansa as pessoas e indica nervosismo. E use suas expressões faciais: demonstrar cansaço ou muita seriedade dispersa a platéia.
Não fique parado igual uma estátua, aproveite o espaço. Mas não fique ziguezagueando sem dar uma pausa - cansa as pessoas e indica nervosismo. E use suas expressões faciais: demonstrar cansaço ou muita seriedade dispersa a platéia.
SE SOLTE!
Nada de contrair o corpo e ficar todo duro na frente da galera. O ideal é se mostrar tanquilo e relaxado. Procure fazer gestos sem hesitação para complementar o que você fiz e dar mais impacto às palavras. PÉS NO CHÃO
Manter a postura reta e os pés afastados, dividindo o peso do corpo, não serve apenas para passar credibilidade: é um truque clássico para sua voz sair mais limpa.
Manter a postura reta e os pés afastados, dividindo o peso do corpo, não serve apenas para passar credibilidade: é um truque clássico para sua voz sair mais limpa.
PEDINDO UM "PAITROCÍNIO"
ESTILO PIDÃO
Se você quer um aumento na mesada, chegue na humildade. Como? Incline os ombros pra frente, abaixe um pouco a cabeça e não olhe diretamente para seu pai. É uma postura comum entre animais submissos diante do líder do grupo.
Se você quer um aumento na mesada, chegue na humildade. Como? Incline os ombros pra frente, abaixe um pouco a cabeça e não olhe diretamente para seu pai. É uma postura comum entre animais submissos diante do líder do grupo.
Evite a hora da TV: você tem mais chance de sucesso se conseguir o olhar atento do seu pai desde o início.
MÃOS AO ALTO
Deixe-as abertas, à altura do peito, as palmas voltadas para ele. É um gesto de origem primitiva, que servia para mostrar que a pessoa não estava armada, não estava escondendo nada. Revela sinceridade.
Deixe-as abertas, à altura do peito, as palmas voltadas para ele. É um gesto de origem primitiva, que servia para mostrar que a pessoa não estava armada, não estava escondendo nada. Revela sinceridade.
Não se esqueça de preparar bons argumentos verbais justificando seu pedido.
QUAL É A REAÇÃO?
Fique de olho na linguagem corporal do velho - os códigos do genuíno interesse são os mesmos de um momento de paquera que você aprendeu logo acima. Ele está olhando para você, inclinado para frente? Bom sinal!
Fique de olho na linguagem corporal do velho - os códigos do genuíno interesse são os mesmos de um momento de paquera que você aprendeu logo acima. Ele está olhando para você, inclinado para frente? Bom sinal!
VOCÊ ESTÁ CONTRATADO!
Várias empresas de RH analisam a linguagem corporal na hora da entrevista de emprego.
Várias empresas de RH analisam a linguagem corporal na hora da entrevista de emprego.
À VONTADE
Chege com confiança e naturalidade, mantendo a postura reta e um sorriso natural. Movimentos mecânicos, friamente calculados, só arrancam risadas no Chapolin Colorado. Tente agir naturalmente.
Chege com confiança e naturalidade, mantendo a postura reta e um sorriso natural. Movimentos mecânicos, friamente calculados, só arrancam risadas no Chapolin Colorado. Tente agir naturalmente.
É clichê, mas vale reforçar: use roupas discretas, cabelos arrumados, barba feita e unhas cortadas.
REFLITA
Use a técnica do espelhamento: sente-se ao mesmo tempo que o entrevistador e imite, sutilmente com um leve atraso, alguns de seus gestos. Concorde com a cabeça quando ele fizer algumas afirmações.
Use a técnica do espelhamento: sente-se ao mesmo tempo que o entrevistador e imite, sutilmente com um leve atraso, alguns de seus gestos. Concorde com a cabeça quando ele fizer algumas afirmações.
OLHO NO OLHO
Sentado, demonstre interesse inclinando-se levemente em direção ao entrevistador. Não se afaste ao ouvir perguntas, pois denota insegurança.
Sentado, demonstre interesse inclinando-se levemente em direção ao entrevistador. Não se afaste ao ouvir perguntas, pois denota insegurança.
ENCONTRE UM EQUILÍBRIO
Ficar "relax" não significa gesticular loucamente. Controle-se. Por outro lado, cruzar os braços ou tentar esconder as mãos no bolso ou atrás do corpo sugerem arrogância.
Ficar "relax" não significa gesticular loucamente. Controle-se. Por outro lado, cruzar os braços ou tentar esconder as mãos no bolso ou atrás do corpo sugerem arrogância.
COÇAR A CABEÇA
O autotoque é uma espécie de alerta involuntário do corpo; você está em dúvida e precisa de si mesmo (e, mais especificamente, da cabeça) para encontrar a resposta certa.
O autotoque é uma espécie de alerta involuntário do corpo; você está em dúvida e precisa de si mesmo (e, mais especificamente, da cabeça) para encontrar a resposta certa.
BAIXAR A CABEÇA E TAPAR OS OLHOS
Viu alguém fazendo isso sem nem pensar? Não é uma imitação de Chico Xavier. A pessoa literalmente não quer encarar o assunto em debate. Está cansada, exaurida.
Viu alguém fazendo isso sem nem pensar? Não é uma imitação de Chico Xavier. A pessoa literalmente não quer encarar o assunto em debate. Está cansada, exaurida.
TAMBORILAR OS DEDOS
Você quer fazer algo, mas não pode. O corpo "se ilude" com essa atividade paralela, para achar que está em ação - ou para estabelecer um ritmo que dissipa a ansiedade.
Você quer fazer algo, mas não pode. O corpo "se ilude" com essa atividade paralela, para achar que está em ação - ou para estabelecer um ritmo que dissipa a ansiedade.
CERRAR O PUNHO
É interessante notar esses gestos em momentos de (aparente) calmaria. É sinal de que, na verdade, existe raiva latente, ela escapou do autocontrole e foi parar na mão.
É interessante notar esses gestos em momentos de (aparente) calmaria. É sinal de que, na verdade, existe raiva latente, ela escapou do autocontrole e foi parar na mão.
PINÇAMENTO
O polegar opositor foi grande evolução biológica do homem, permitindo-lhe o movimento de precisão. A pessoa quer uma coisa, benfeita, em detalhes, sem brechas.
O polegar opositor foi grande evolução biológica do homem, permitindo-lhe o movimento de precisão. A pessoa quer uma coisa, benfeita, em detalhes, sem brechas.
No response to “Seu corpo fala, a gente traduz!”
Leave a reply