ATENÇÃO! Pedimos paciência em relação à coluna "Cidades ao Redor do Mundo" e na atualização em geral do nosso blog. Com a volta as aulas, o tempo fica escasso e podemos demorar um tempinho para atualizar. Atenciosamente, Thiago Cunha. OS BOTÕES DE GOSTAR, DO FACEBOOK, ESTARÃO TEMPORARIAMENTE DESATIVADOS DAS NOSSAS POSTAGENS. PEDIMOS CALMA.

Brasil x Argentina – Quem é melhor?

Economia:
Nossa economia está em primeiro lugar na América do Sul. Em 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) nacional chegou a 1,98 trilhão de dólares, o que nos coloca em 9º lugar no mundo. Apesar de não devermos mais nem um real ao Fundo Monetário Internacional (FMI), nossa dívida externa chegou aos 200 bilhões de dólares neste ano.
Em 2008, a economia dos hermanos cresceu mais que a nossa, aumentando 7% e atingindo um PIB de 531 milhões de dólares, mas ainda está em segundo lugar entre os países sul-americanos. A dívida externa nesse ano é de 144,72 bilhões de dólares, o que representa 56%¨do PIB, superando a de 2001, quando o país sofreu uma forte crise.

Qualidade de vida:
A expectativa de vida dos brasileiros é de 72 anos, o nível de alfabetização ente os adultos é de 89% de o PIB per capita aqui é 9300 dólares. Fatores como esses levam nosso Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) a 0,807 em uma escala que vai de 0 a 1, posição considerada alta, mas que nos coloca em um modesto 70º lugar do mundo.
Com um IDH acima do nosso, 0,860, a Argentina está na 46º posição mundial – é a melhor colocada na América Latina. Ao longo dos anos, no entanto, essa posição vem caindo, enquanto a do Brasil sobre no ranking. No vizinho, 97% dos adultos são alfabetizados, índice parecido ao de países desenvolvidos, e a expectativa de vida é de 75 anos.

Futebol:
O Brasil é pentacampeão mundial. Levou 13 títulos na Copa Libertadores da América, ficando em segundo no ranking geral desses campeonatos. Dessas Copas do Mundo, Pelé esteve em três e, em toda a carreira, marcou mais de 1200 gols. Pela FIFA, temos oito prêmios de melhor jogador do mundo.
Apesar de ter faturado 22 libertadores e 14 copas américas, liderando o ranking em ambas, a Argentina está bem atrás em Copas – é só bicampeã. O talentoso Diego Maradona foi campeão mundial apenas uma vez e só dois hermanos foram melhor jogador do mundo.

Mulheres:
Temos Gisele Bündchen. Além de ter sido considerada a mulher mais bonita do mundo por várias revistas, ela é a modelo mais rica do mundo, com um patrimônio de 150 milhões de dólares. Entre as cinco modelos mais ricas do mundo, há mais duas brasileiras – Adriana Lima e Alessandra Ambrósio.
Dê uma volta só em em Buenos Aires e verá o tanto de mulher bonita andando pelas ruas. Parece que são modelos prestes a ser descobertas. O maior ícone da beleza argentina, Valéria Mazza, surgiu na década de 1980 – a beldade é uma das mais importantes top models da história. Em 2008 a Miss Argentina Silvana Belli não ficou nem entre as 15 melhores do ranking do Miss Universo.

Cultura:
Temos no país mais de 2700- livrarias e lemos, em média, 4,7 livros por ano, índice que ainda nos deixa em 60º lugar do mundo. No cinema, já fomos indicados, mas nunca vendemos o Oscar. Em compensação, levamos uma Palma de Ouro, no Festival de Cannes, e dois Ursos de Ouro, no Festival de Berlim – prêmios máximos desses festivais.
O gosto dos argentinos pela leitura é famoso: eles traçam 5,8 livros por ano, enquanto o número estimado de livrarias por lá beira a casa dos mil. Com a produção de cinema semelhante à do Brasil, os argentinos já conquistaram duas estatuetas do Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro. Mas saíram de mãos abanando de Cannes e Berlim.

Resultado:
3x2 – Vitória do Brasil!

No response to “Brasil x Argentina – Quem é melhor?”

Leave a reply

 
© 2010 Meu Incrível Blog. Todos os direitos reservados