ATENÇÃO! Pedimos paciência em relação à coluna "Cidades ao Redor do Mundo" e na atualização em geral do nosso blog. Com a volta as aulas, o tempo fica escasso e podemos demorar um tempinho para atualizar. Atenciosamente, Thiago Cunha. OS BOTÕES DE GOSTAR, DO FACEBOOK, ESTARÃO TEMPORARIAMENTE DESATIVADOS DAS NOSSAS POSTAGENS. PEDIMOS CALMA.

O campeonato Brasileiro deve voltar ao sistema mata-mata?

A favores do MATA-MATA:
Nada se compara ao gostinho de ver seu time disputar uma final. Com os pontos corridos, o campeontao pode se tornar monótono, já que há a chance de um time liderar já bem antes da final, como o São Paulo, campeão com antecedência em 2007 na 34º rodada. Campeonatos de peso de outros esportes adotam o esquema eliminatório. O futebol americano atrai milhares de torcedores às suas finais eliminatórias (o famoso Supor Bowl), assim como o basquete da NBA, liga americana do esporte, e a Superliga de vôlei no Brasil. Competições continentais, como a Libertadores da América, e a Champions League, na Europa, adotam o mata-mata – e nem por isso deixam de atrais público. A fase final da Copa do Mundo, a partir das oitavas de final, também funciona nesse esquema e atrai bilhões de telespectadores. O esquema de pontos corridos, iniciado em 2003, tem deixado o Brasileirão cada vez menos brasileiro e mais concentrado no Sudeste. Até agora, o São Paulo levou três vezes consecutivas, de 2006 até 2008. Santos e Corinthians venceram em 2004 e 2005, respectivamente, o Flamengo ganhou em 2009 e por último o Fluminense em 2010.

Conta o MATA-MATA:
Em um campeonato longo como o Brasileirão – são 38 rodadas – o esquema de pontos corridos é mais justo. Se o time passar por uma má fase no início, ainda tem tempo de se recuperar e mostrar que foi o melhor considerando todo o campeonato. Em 2009, o Flamengo estava longe do título e deu a volta por cima. Imagine a raiva dos torcedores do Galo, que fez 25 pontos, quando o Flamengo foi campeõa com 24 pontos em 1987. E os do Botafogo em 1992, ao verem o Mengo vencer com dois pontos a menos? Pontos corridos evitam que campanhas ruins triunfem sobre atuações melhores. Os melhores – e mais ricos – campeonatos nacionais do mundo seguem a fórmula dos pontos corridos. Na Europa, para citar alguns, estão o espanhol, o italiano, o inglês e o alemão. Outra federação que adota os pontos corridos é a argentina, que, por mais que doa admitir, tem um futebol competitivo. O título é apenas um dos triunfos de disputa do Brasileirão. Quando a fase final se aproxima, o pega pra capar é geral. Rola briga de foice no alto da tabela pelas quatro vagas para a Libertadores. Pelas oito vagas da Copa Sul-Americana e, na parte de baixo, para escapar dos quatro ingressos para o rebaixamento.


Créditos à revista Mundo Estranho. Adaptado por "Meu incrível Blog".

No response to “O campeonato Brasileiro deve voltar ao sistema mata-mata?”

Leave a reply

 
© 2010 Meu Incrível Blog. Todos os direitos reservados